Ipaam participa do o 2º Seminário “Estudos Hidrogeológicos das Regiões Urbana e Periurbana de Manaus
O objetivo foi orientar uma definição de estratégias de gestão das águas subterrâneas das regiões urbana e periurbana da capital amazonense
O diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Juliano Valente, participou nesta quarta-feira (27/09) do 2º Seminário “Estudos Hidrogeológicos das Regiões Urbana e Periurbana de Manaus/AM – Subsídios para o Uso Sustentável dos Recursos Hídricos”, que aconteceu no Auditório Floriano Pacheco da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), localizado na Avenida Min. Mário Andreazza, 1424, no Distrito Industrial, promovido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Além do titular do Ipaam, participaram do evento o Secretário de Meio Ambiente do estado, Eduardo Taveira, e representantes do Serviço Geológico do Brasil (SGB).
O objetivo do seminário foi a disseminação dos estudos que difundirão o conhecimento hidrogeológico sobre os variados sistemas aquíferos de Manaus, suas relações com os corpos d’água superficiais e a avaliação de locais que possuem restrições de uso, tanto em termos de quantidade quanto de qualidade, com o intuito de orientar a definição de estratégias de gestão das águas subterrâneas das regiões urbana e periurbana da cidade, visando a preservação e o uso sustentável.
Valente destacou a contribuição dos estudos apresentados para implementação de políticas públicas e definição de critérios utilizados pelo Ipaam no que diz respeito a recursos hídricos. “Esse estudo apresentado hoje pela ANA traz uma enorme contribuição para que implementemos a política pública aqui no estado voltada para a gestão de recursos hídricos, principalmente no que concerne a questão da emissão de outorga”, afirmou o diretor-presidente.
“É com base nesses estudos que nós teremos uma série de informações que ajudará o órgão a definir requisitos para o licenciamento e emissão de outorga de uso dos recursos hídricos”, completou Valente.
A programação contou com Mesa Redonda, palestras relacionadas ao estudo Estudos Hidrogeológicos das Regiões Urbana e Periurbana de Manaus e painéis de debates.
TEXTO: Sephora Melo
FOTOS: Divulgação/Ipaam