Ipaam treina policiais civis para uso do Geoportal em perícias ambientais no Amazonas
Capacitação buscou aprimorar o uso de ferramentas digitais utilizadas por peritos na elaboração de laudos sobre crimes ambientais

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) realizou, nesta terça-feira (29/04), uma capacitação técnica voltada a policiais civis do Setor de Perícias e Crimes Ambientais (SPCA), vinculado ao Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC). O treinamento aconteceu no Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas (CMAAP), na zona centro-sul de Manaus, com foco na utilização das ferramentas do Geoportal, essencial para consulta, georreferenciamento e apoio às ações de fiscalização ambiental.
O treinamento foi ministrado pela coordenadora do CMAAP, Priscila Carvalho, e atendeu a uma demanda apresentada pelos próprios peritos, que relataram dificuldades no acesso e manuseio das plataformas digitais do Instituto, como o WebGIS e o sistema de Licenciamento Ambiental Digital (LG). As ferramentas são utilizadas na elaboração de laudos técnicos, fundamentais para responsabilização de crimes ambientais no Amazonas.
Segundo o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, a iniciativa reforça a integração entre os órgãos ambientais e de segurança pública no combate a ilícitos ambientais.
“A solicitação partiu do próprio Setor de Perícias e Crimes Ambientais, que atua diretamente com investigações sobre desmatamento e outras infrações. Nosso objetivo é garantir que tenham pleno acesso e domínio do sistema, especialmente o WebGIS e o LG, que são fundamentais para embasar tecnicamente as perícias de campo”, afirmou o gestor.
O perito criminal Mauro Pio destacou que as ferramentas oferecidas pelo Ipaam são utilizadas em todas as operações do setor. “Nós percorremos todo o Amazonas, e o Ipaam é fundamental para identificar áreas de preservação, por meio das ferramentas de geoprocessamento, do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e outras informações técnicas. Todos os nossos laudos são encaminhados à Justiça e elaborados com base no WebGis do Ipaam”, destacou.
Durante a capacitação, a equipe técnica do CMAAP apresentou funcionalidades práticas do Geoportal, esclareceu dúvidas e demonstrou aplicações do sistema no contexto de monitoramento e perícias ambientais. De acordo com a coordenadora do CMAAP, Priscila Carvalho, a atividade foi planejada a partir do contato direto com os policiais.
“Eles nos procuraram justamente para relatar essas dificuldades. A partir disso, decidimos organizar uma mini capacitação, para tirar dúvidas e melhorar o uso do Geoportal nas atividades de fiscalização”, explicou a coordenadora.
Tecnologia ambiental
O Geoportal do Ipaam é uma plataforma interativa de acesso público, que reúne dados geoespaciais essenciais para o licenciamento ambiental, fiscalização e monitoramento de áreas protegidas. Ele utiliza ferramentas de geoprocessamento e sensoriamento remoto, permitindo a análise detalhada do uso do solo, desmatamento, queimadas e outros indicadores ambientais.
O sistema WebGIS, parte integrante do Geoportal, permite visualizar e cruzar informações como o CAR, licenças ambientais e áreas de preservação, contribuindo para a transparência e agilidade nas ações de fiscalização. Já o sistema LG permite a solicitação e gestão de processos de licenciamento de forma online, com envio de documentos e consulta pública.